Translate

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Instintos



               É um dos conceitos mais íntimos que temos em comum com os animais.
              Na fase evolutiva de nosso planeta a razão, mesmo em grau mais elevado, não é o suficiente para subjugar nossos mais baixos instintos e desta forma somos governados por eles, o primeiro e mais forte instinto é o instinto sexual que deu origem ao instinto de conservação e preservação da espécie, este último deu origem a formação da família onde reina um das mais puras formas de amor encontrada na terra.
            Embora este instinto primitivo ainda domine a maioria dos habitantes do planeta sua força vem diminuindo do decorrer dos milênios, este é um dos instintos que evolui para o amor fraterno, embora não possa ser destruído ele é continuamente transformado, em uma sublimação infreável e obrigatória para todos pela força da renúncia, da vontade própria e da fé.   
               Na verdade o instinto deu origem também a razão, começou na origem evolutiva do animal como uma transmissão de sinal químico celular, ganhou a imensidão do oceano, rastejou em direção ao pântano e alcançou terra firme fincando suas raízes no chão. Este é um termo bem apropriado para definir a evolução da vida no planeta, pois é o impulso que promove a evolução, foi ele que se transformando em ações nervosas, evoluiu para sensibilidade, evoluindo depois para instinto e se transformando em razão.
               Infelizmente o impulso em seu trajeto evolutivo gerou também defeitos como o egoísmo, o orgulho, a arrogância, entre outros, percebam que o impulso original direcionado corretamente leva ao paraíso, mas conduzido de forma equivocada como o fizemos leva ao sofrimento e a dor como se pode constatar facilmente hoje nas paisagens de nosso planeta.
              Hoje em dia nossos instintos são represados desde o nascimento, a educação polida que recebemos esconde embaixo do tapete as tendências internas e os instintos que trazemos enraizados na alma, o que foi definido como feio ou como errado pela cultura social não pode ser expresso e fica recalcado dentro de nós, a sociedade não pode nós aceitar como somos, um dos pontos principais desse estado de coisa é o trauma coletivo causado por guerras e outras disputas sangrentas promovidas pelo egoísmo humano em um passado não muito remoto, a criança  hoje em dia, para ser amada e aceita, tem que obedecer as regras sociais e não fazer o que é errado, esse amor condicionado ao que é certo, na verdade esconde um grande sentimento de egoísmo, pois o que se teme é ser atingido pela expressão do instinto primitivo do outro, o egoísmo é um dos instintos primitivos mais difíceis de ser combatido, foi criado pela insegurança do próprio homem que, em suas origens, interpretava a posse de bens como segurança para o futuro.             
          Desta forma cada dia temos mais dificuldade em definirmos nossos defeitos, nos especializando cada vez mais em ver o cisco no olho do outro e não ver a trave em nosso próprio olho, como já dizia nosso grande mestre jesus. 
         Como resultado deste intrínseco processo, rastejamos indefinidamente pelo solo do planeta carregando culpas, medos e depressões, que nos mantem prisioneiros do sofrimento e da angustia, depois que essas condições são instaladas instintivamente pela opressão social fica difícil nos livrarmos delas para alcançarmos a paz interior, mas é claro que o criador não nos deixaria sem respostas à mercê das circunstância, por isso nos concedeu a vontade a fé e a proteção para garimparmos nossos sentimentos interior através da reforma intima.

Transmutação de instinto

Transmutação que o homem de bem compartilha
Levando ao amanhecer de um sol que brilha
Tirando o instinto da escotilha
É o amor navegando em aguas tranquilas

Transmutação de lagarta em borboleta
Prova divina de evolução certa
Instinto que finalmente desperta
Deixando a ferida descoberta

Divina providencia de sabedoria
Sabia sequência de liturgia
Curando a ferida trazendo alegria
Como o sol de prata na pradaria

Caminhar seguro nos braços do ensino
Como natal em ressoar de sinos
Transformação de instinto em amor divino
É a graça de Deus com amor Angelino


Kleber Lages

Um comentário:

  1. muito interessante kleber,gostaria de saber mais sobre isto, pois éo caminho para corrigirmos nossos defeitos, e buscarmos a felicidade ataves do amor ao próximo.

    ResponderExcluir

ok