Translate

terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

O amor




O amor tem que ter um objeto uma ancora e um objetivo também, e o ideal é ter esse amor a si mesmo,  é aumentar seu nível de amor e sintonizar esse amor direcionado pra si mesmo, porque só amando a si mesmo você consegui amar o próximo, a partir do momento que você tem  esse amor real incondicional  dentro de si, você pode amar o próximo, e pode expandir esse amor para outras pessoas porque já tem esse amor dentro de si, afinal ninguém pode dar aquilo que não tem .
Apesar de em certos níveis espirituais, predominar o espirito de grupo, como já foi dito anteriormente, aqui na superfície do planeta estamos ainda em uma fase de bastante individualidade e entre as principais características necessárias para amarmos a nós mesmo está a individualidade, é nessa condição que estamos mais aptos a assumir atitudes pessoais sem atribuir culpas do que acontece conosco aos outros. Apesar de nossa individualidade, também estamos conectados com tudo e com todos no universo, somo uma expressão de Deus no plano físico do planeta, como em uma projeção holográfica, somos uma parte do todo que também engloba o todo, somos Deus em ação e reconhecer essa condição de ser um ser supremo é outra característica indispensável para amamos a nós mesmo, apesar de existir situações em que um dedicado religioso conseguir mar a si mesmo sem ter consciência de sua condição de ser Deus, na grande maioria dos casos esse suposto amor a si mesmo é carregado de egoísmo ou até mesmo egoísmo puro. Temos sempre que está consciente de que a responsabilidade de cada ato nosso será atribuída a nós.
O amor tem que ter um objeto para ancorar e tem que ter um objetivo. A vontade de amar é uma das condições essenciais para atrair o amor. Devido nosso livre arbítrio o amor não pode nos ser imposto, ele é uma escolha pessoal de cada individuo, mas apesar disso é indispensável para nosso bem estar e felicidade, nosso pai eterno em sua infinita bondade criou mecanismos como o sofrimento para que possamos perceber o valor desse divino e puro sentimento, na maioria das vezes as pessoas só procuram esse caminho quando estão cansadas de sofrer e percebem que apenas o amor aliviará o sofrimento e curará as feridas abertas, quanto mais a pessoa é orgulhosa e obstinada no mal mais ela demora a perceber esse caminho de luz e harmonia.  O amor é uma energia que sustenta todas as ondas e partículas que forma o universo é o cimento que une cada onda para formar os objetos de diferentes características. Toda existência, foi criada com amor pelo pai universal. Essa é a energia mais sutil, mais bela e mais perfeita que existe que já existiu e que existirá.
No livro aprendendo sobre espirito de Flávio Távora Pinho na pagina 49 ele diz o seguinte;
”Se o espírito não responder aos chamamentos dos princípios evolutivos, atendendo, de livre vontade, às obrigações que a vida lhe atribui, a reencarnação para ele será um círculo de repetições, com proveito muitíssimo reduzido no transcurso dos milênios. Para que possa  se elevar, o espírito deve compreender a si mesmo. Seu progresso espiritual é comprovado quando aprende a amar a si mesmo e, como consequência, aos que o rodeiam. A partir desse ponto, constatará que é o único responsável por seu próprio aprendizado. Mais esclarecido, o espírito se descobre como sendo um verdadeiro sol em condições de iluminar caminhos e aquecer corações enregelados no egoísmo. Descobre que todo valor evolutivo reclama serviço próprio e que nada existe sem preço.”
Note que o amor é um aprendizado, a duras penas a personalidade que o espirito está formando vai entendendo que o maior objetivo da existência universal é o amor, ele contém toda a criação e todo conhecimento em si mesmo, o amor não é Deus, mas é uma espécie de corpo sutil do criador.
Como já foi dito o amor é uma energia que está nos interstícios de cada onda e partícula que forma o universo, então está tomando também nosso ser por completo, quando eliminamos ou transmutamos de alguma forma, o egoísmo, o orgulho, a vaidade etc, o amor ocupa automaticamente esse espaço em nós, o amor é poder absoluto, mas não conseguiremos conquistar esse poder sem aquietar a mente e as emoções é na meditação do silencio interior que encontramos esse magnifico e supremo sentimento.
Recordemos do que nos disse o apóstolo Paulo: “Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa, ou como o címbalo que retine”.
Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei.
E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres, e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará. O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”
Paulo, 1ª Epístola aos Coríntios, cap. XIII, v. 1 a 7.
O amor requer; tolerância, paciência, fraternidade, desprendimento, humildade, a caridade, a compaixão, é o se colocar no lugar do próximo para entender o que ele está sentindo e valorizar isso no sentido de tentar ajudar da melhor forma possível
Fénelon-Bordeaux,1861
“O amor é de essência divina e todos vocês, do primeiro ao último, tem, no fundo do coração, a chama desse fogo sagrado”.
É um fato que já podes ter constatado muitas vezes: o homem, por mais desprezível, perverso e criminoso que seja, tem, por um ser ou um objeto qualquer, uma viva e ardente afeição, à prova de tudo quanto pudesse diminuí-la e que alcança, não raro, sublimes proporções.
Diz-se a um ser ou um objeto qualquer, porque existem indivíduos que, com o coração a transbordar de amor, dedicam fortunas desse sentimento com animais, plantas e até com coisas materiais: são os solitários, críticos da sociedade, a se queixarem da Humanidade em geral, resistindo à tendência natural de suas almas, que buscam em torno de si a afeição e a simpatia, rebaixam a lei de amor à condição de instinto.”
Amar ao próximo é fazer ao próximo àquilo que gostaríamos que fizessem a nós mesmos, se observarmos com cuidado vamos perceber que nessa forma de agir está embutido um conceito de perfeita e pura justiça.
Como vimos no texto anterior, o ser humano originalmente é regido por instintos e sensações difundido no universo pelo espirito santo, um corpo sutil da mãe divina, esses instintos evolui para sentimentos e o amor é o ápice de todos os bons sentimentos, é ele que unirá todas as consciências do universo em torno da criação de novos universos de luz e amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ok