Translate

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Conheça a alma de Deus em você -filosofando


Deus em nosso ser



              

 Deus destacou um pedacinho Dele para habitar em nós, esse ser é mais que imagem e semelhança de Deus, é uma cópia Dele, porém sem os poderes ilimitados do criador, pois obviamente não necessitaremos desses poderes ilimitados tão cedo, conforme evoluímos espiritualmente e vamos ficando com a natureza igual a desse ser em nós, esses poderes também vão evoluindo na medida que precisamos para nosso avanço nessa doce aventura em direção ao criador.
Deus destacou um pedacinho Dele para habitar em nós, esse ser é mais que imagem e semelhança de Deus, é uma cópia Dele, porém sem os poderes ilimitados do criador, pois obviamente não necessitaremos desses poderes ilimitados tão cedo, conforme evoluímos espiritualmente e vamos ficando com a natureza igual a desse ser em nós, esses poderes também vão evoluindo na medida que precisamos para nosso avanço nessa doce aventura em direção ao criador.
               Acho útil nominar esse ser em nós para que tenhamos uma referência, e uma compreensão mais clara durante a confecção e leitura do texto, o chamarei de espírito divino, por ser um espírito, e por ser divino.
               Talvez seja difícil imaginar um ser tão puro e de tão alta vibração interagindo com algo tão rude e primitivo como o ser humano, mas Deus é sabedoria infinita e para tudo tem uma solução, assim essa interação não ocorre de forma direta, temos o dom da intuição e intuição é uma das ferramentas que o espírito divino usa para nós orientar, além de outras formas indiretas infinitas utilizadas.
                Quando me refiro à forma indireta, estou falando de nossa consciência da presença e da atuação do espírito divino, temos consciência de nossa existência porque podemos prova-la constantemente, mas a existência de Deus pode ser comprovada para cada um de nós apenas com a religiosidade e a fé, ainda é impossível para ciência humana provar cientificamente que Deus existe. Textos filosóficos podem nós iluminar fracamente sobre esse tema, mas também não pode fornecer nenhuma prova cabal.
               Uma das ferramentas mais usadas pelo espírito divino para promover a interação entre Deus e o homem no planeta terra, é o amor, como exemplo mais visível podemos citar o amor de mãe, quem é mãe sabe que quando seu filho está em perigo ela sente às vezes até com antecedência que algo de ruim está para acontecer, essa é uma situação de intuição, não sendo ainda uma forma direta, pois a mãe não tem a consciência clara de onde e de como está vindo esse sinal.
                Todo amor que existe no universo prove de Deus, mas esse amor é individualizado em nós através do espírito divino, conforme veremos no decorrer deste texto.
               Para termos a consciência clara de Deus só existe uma forma; o conhecimento raciocinado do nosso caminho religioso, o entendimento da natureza de Deus, de sua conduta e de sua forma de agir sentir e pensar, portanto não podemos conhecer a deus tão cedo, mas os principais conhecimentos em relação à natureza de Deus já foram entregues a humanidade através do seu filho Jesus, e esses conhecimentos já são suficientes para nos levar à presença do pai maior.
               A certeza que temos da existência de Deus é religiosa, portanto é uma realidade potencial e não uma vivência consciêncial, a religiosidade, no entanto nos faz perceber que transcendemos além da condição de animal com vivência apenas instintiva, observando o amor fraternal concluímos que somos muito mais do que isso e que estamos caminhando em direção a algo bem maior, se pensarmos que a humanidade já viveu a inquisição, com pessoas sendo queimadas vivas; a escravidão, com pessoas sendo propriedades de outras pessoas; a crucificação com inocentes sendo pregados na cruz, entre outras barbaridades; concluímos também que estamos evoluindo em passos largos, em relação à eternidade. Reclamamos hoje da corrupção na política, quando no passado reclamávamos das correntes presas aos pés, claro que estamos longe de termos a sociedade ideal, muitas lutas ainda hão de serem travadas, mas estamos caminhando e isso é essencial.
               A religiosidade é o primeiro passo em direção a Deus e é iniciada em nós pelo espírito divino que nos habita.
               Essa parte de Deus em nós não é uma cópia infiel apenas no quesito de poderes ilimitados, esse espírito divino que nos habita também não tem uma personalidade definida, uma individualidade universal que o tornará único no universo, essa personalidade é desenvolvida no decorrer de milênios na convivência entre nossa alma e o espírito divino habitante, conforme nossa alma vai se desenvolvendo, e fazendo cada vez mais a vontade de Deus, vamos ficando mais parecido com o espírito divino e vamos nos fundindo a ele naturalmente, vamos ficando cada vez mais com o pensamento e a natureza de Deus, por fim seremos  seres individuais diferenciados pelas experiências únicas que cada personalidade viverá no decorrer de seu desenvolvimento.
               Toda experiência vivida na formação de uma personalidade fica registrada na mente da personalidade e no espírito divino que a habita, como não podemos ter contado direto com Deus essas experiências serão conhecidas por Ele através do espírito divino de cada um de nós. Essas experiências em si não formam a personalidade, mas associam-se aos sentimentos bons ou ruins conforme os pensamentos e atos envolvidos na experiência, esses sentimentos associados aos registros de pensamento e ações é que formarão a personalidade humana, assim conforme vamos adaptando nossa forma de pensar e de agir, á vontade de Deus, vamos nos aproximamos cada vez mais Dele.
               Para nos situarmos melhor devemos perceber que nossa personalidade sobrevivente não será absorvida pelo espírito divino, mas o espírito divino será integrado como parte dessa personalidade quando a mesma estiver nos meandros do paraíso divino e não precisar mais frequentar a carne se arrastando penosamente por superfícies materiais de autos graus gravitacionais.

Habitante angelical

De coração aberto e com esplendor universal
Recebo esse doce habitante angelical
Amoroso Pai de carinho, compaixão e luz
Que ao caminho de pétalas conduz

Para nos salvar dos pecados, da dor da cruz
Ofereceu-nos a vida de seu filho Jesus
Resgatando-nos da fenda abismal
Livrando nossos corações do mal

Faz-nos vibrar, no bem, com ternura e com ardor.
Ó doce e amado pai eterno de puro amor
Nos contemple com a dádiva de vosso espírito
Nos oriente em vosso caminho bendito

Acolha-nos senhor em vosso ventre bonito
Livra-nos ó pai do delito
Aquece-nos docemente com seu calor
Acolha com carinho nosso louvor

Que vibremos como as cores e as asas do colibri
Que amemos a inocente criança que sorri
Acolhemos em nosso seio, o próximo, com ternura.
Percebamos na beleza a pureza e a candura

Elevemos nossas mãos ao céu de luz, das alturas.
Brindemos nossa alma, pela sua alvura.
Que possamos nossos pecados corrigir
Agradecendo ao grande pai por existir


Kleber Lages

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ok