Translate

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

O que é autodisciplina


É uma forma de agir que força a interrupção das tendências naturais ao comodismo, a crueldade e a tudo que puxa o ser para baixo no sentido moral, é o fazer de forma voluntaria ou de forma consciente, muitas coisas que nos proporciona prazer, mas não nos convém. Uma mente disciplinada é uma mente que consegue não fazer essas coisas quando a oportunidade de fazê-lo aparece, a seguir veremos de forma mais detalhada como isso ocorre.
Para ter nova liberdade é preciso ter consciência não só do que é essa liberdade, mas também como funciona essa liberdade, qual o propósito dessa liberdade.
Para que avancemos em liberdade é preciso adquirirmos mecanismos internos que nos impõe a condição de exercermos essa liberdade com responsabilidade. Isso é autodisciplina.
Ter autodisciplina é se impor limites, é abandonar voluntariamente, usando a força de vontade, o que está prejudicando nossa alma ou nossa vida.
A autodisciplina leva à liberdade, a humildade e a paz, quem não se limita é limitado pela vida.
Pequenas coisas em seu dia a dia pode melhorar sua força de vontade, como por exemplo; não assistir programa de futebol ou jogos; não tomar café durante o dia; todos os dias fazer uma lista de obrigações e segui-la; fazer a reforma intima etc.
Para a autodisciplina ser eficiente é preciso ter consciência de onde essa autodisciplina pode te levar, pense na vida futura onde a felicidade pode reinar em sua vida, sem auto disciplina você estará fadado ao fracasso seja qual for seu objetivo. A autodisciplina sempre nos levará a níveis de consciência mais altos e isso implica também em maiores níveis de responsabilidades.
A força de vontade nos possibilita a imposição de limites quando esses limites são necessários, e a ultrapassagem de barreiras que no primeiro momento nos parecem intransponíveis, é o querer fazer algo com garra e determinação, mas para que esse fazer aconteça devemos observar alguns fatos como; a disciplina, a responsabilidade de respeitar o direito dos outros, cumprir com os deveres impostos pelo seu fazer, desses fatores advirão a paz ou a turbulência do seu realizar-se.
A força de vontade aliada a disciplina nos permite realizar feitos que só podem ser realizados a longo prazo e com repetidos esforços.
O ímpeto, o impulso inicial de se colocar em movimento para fazer acontecer é o principal fator da disciplina esse impulso inicial depende da motivação interna que leva ao querer com determinação, como tudo na natureza nós também temos uma tendência a acomodação e ao relaxamento, só o querer fazer pode nos tirar dessa dormência.
“Vinde a mim, todos vós que estais aflitos e sobrecarregados, que eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei comigo que sou brando e humilde de coração e achareis repouso para vossas almas, pois é suave o meu jugo e leve o meu fardo”.
Esse é o caminho ao qual nos leva a autodisciplina e a força de vontade, jesus sentia o fardo leve porque obedecia as leis divinas, imperioso se faz porem conhecer essas leis para obedece-las.
Duas leis indispensáveis ao alivio de nosso fardo é a do amor ao próximo e da fé divina, muitas pessoas já conheceram e desenvolveram essas leis em vidas passadas, por isso, mesmo não tendo plena consciência de como elas funcionam, as praticam com desembaraço, isso não quer dizer que estão dispensado do conhecimento consciente dessas leis, quem não adquirir esse conhecimento nessa encarnação terá que fazê-lo em encarnações futuras, o simples fato de acreditarmos em vida após a morte já é um alivio para nosso sofrimento, pois temos certeza de que esse sofrimento nos trará paz a alegria no futuro, quem já não ouviu dizer que ser mãe é padecer no paraíso! pois é, isso tem um fundo de razão, pois o amor de uma mãe pelo seu filho é capaz de proporcionar prazer mesmo no sofrimento que essa mãe enfrenta para sustentar e educar seu filho, além do prazer essa mãe adquiri muita garra e tenacidade na defesa e criação de seu filho, mas a autodisciplina necessária para o sucesso dessa mãe não surge espontaneamente embora a aquisição da autodisciplina se torne um processo muito mais confortável quando se tem garra e tenacidade.
Outro fator importante nesse processo é a humildade, e esse é um sentimento que pode ser adquirido com o conhecimento das leis ou com o reconhecimento de um ser cósmico que conduz nossa vida com eficiência e misericórdia.
No final das contas não precisamos conhecer as leis de Deus a fundo para ter nosso alivio e nossa paz, Deus nos concede a opção de apenas confiar em sua sabedoria e buscar a jesus para que nosso jugo fique mais leve.
A esse respeito veja que interessante essa passagem do evangelho segundo o espiritismo.
“Se me amais, guardai os meus mandamentos; e eu rogarei a meu Pai e ele vos enviará outro consolador, a fim de que fique eternamente convosco: O Espírito de Verdade, que o mundo não pode receber, porque o não vê e absolutamente o não conhece. Mas, quanto a vós, conhecê-lo-eis, porque ficará convosco e estará em vós. Porém, o Consolador, que é o Santo Espírito, que meu Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará recordar tudo o que vos tenho dito.

(JOÃO, 14:15 a 17 e 26)


Jesus promete outro consolador: o Espírito de Verdade, que o mundo ainda não conhece, por não estar maduro para o compreender, consolador que o Pai enviará para ensinar todas as coisas e para relembrar o que o Cristo há dito. Se, portanto, o Espírito de Verdade tinha de vir mais tarde ensinar todas as coisas, é que o Cristo não dissera tudo; se ele vem relembrar o que o Cristo disse, é que o que este disse foi esquecido ou mal compreendido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ok